Prefeitura de Atalaia leva ações de saúde para escola do Povoado Chã de Jaqueira

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Atalaia, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e com o apoio da equipe da UBS Porangaba, promoveu uma multiação com os alunos da Escola Jacinto Oliveira, localizada no Povoado Chã de Jaqueira. A iniciativa teve como objetivo levar cuidados de saúde para o ambiente escolar, além de conscientizar a comunidade sobre doenças negligenciadas e promover a importância de uma boa higiene.

Durante a ação, foram realizadas palestras sobre doenças como pediculoses (infestação por piolhos), escabiose (sarna) e verminoses, além de cuidados com a higiene bucal. Também houve distribuição de kits de higiene bucal e aplicação tópica de flúor nos alunos. A educação nutricional foi abordada com orientações sobre alimentação saudável, e as crianças passaram por uma avaliação antropométrica para verificar seu desenvolvimento físico. Um consultório móvel foi disponibilizado para atendimento médico, proporcionando maior acesso à saúde.

A prefeita Ceci destacou a importância do PSE para o desenvolvimento das crianças e o impacto positivo que essas atividades trazem para a comunidade. “Estamos investindo na saúde de nossas crianças e adolescentes, começando dentro das escolas. É fundamental que eles cresçam de forma saudável e bem informados, para que possam ter um futuro melhor”, ressaltou.

Além dos alunos, a ação envolveu pais e professores, reforçando a importância de um trabalho conjunto para promover a saúde e o bem-estar de todos.

“Essa integração entre saúde e educação é essencial. Quando cuidamos da saúde das crianças dentro da escola, estamos contribuindo para que tenham um melhor desempenho escolar e uma qualidade de vida superior”, reforçou a prefeita.