Prefeitura de Atalaia intensifica Programa Saúde na Escola até 27 de outubro

Programação acontece nesta sexta-feira (7) com diversos serviços direcionados para os alunos da rede municipal de ensino

De sexta-feira (7) até o dia 27 de outubro, a Prefeitura de Atalaia mantém o Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde.

O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida aos alunos. O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A ação tem sido organizada em diversos eixos. São eles: promoção das práticas corporais da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; e direito sexual e reprodutivo e prevenção de DSTs/AIDS.

As atividades de educação e saúde do PSE são realizadas desde o primeiro semestre do ano letivo do município com diversas ações realizadas nas unidades escolares. Dando continuidade às ações, no mês de outubro do corrente ano, o PSE desenvolverá e realizará as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde e da Educação, seguindo o Planejamento Anual Municipal do programa.

A programação vai percorrer as escolas da rede municipal de ensino José Martins, na Branca de Atalaia; João Cordeiro, no Ouricuri; Antônio Oliveira, no povoado Altos; Antônio Amâncio, na Santa Inês; Suzana Craveiro, no Centro; Francisco Pontes, no Santo Antônio; José Carlos e José Martins, na Branca de Atalaia; e Jacinto Oliveira, na Chã da Jaqueira.

Confira aqui a programação completa.