Prefeitura de Atalaia emite para mais de 230 alunos a primeira via da carteira de identidade

Mais de 230 alunos da rede municipal de ensino de Atalaia conseguiram, este ano, a emissão da primeira carteira de identidade. Graças ao projeto ‘Meu Primeiro RG’, idealizado pela prefeita Ceci Rocha e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação junto ao Instituto de Identificação do Município, o serviço assegura, de forma gratuita, a primeira via do registro geral.

Para Ceci Rocha, a iniciativa é mais uma ação da prefeitura para o desenvolvimento correto da educação.

“Ter acesso aos documentos é um direito, visto que é com eles que temos nossa identificação e acesso aos serviços públicos, a exemplo do Sistema Único de Saúde [SUS], redes de ensino, a identificação via RG, CPF, etc. Os documentos pessoais são exigidos sempre que for preciso se identificar, além de contribuir para fazer vestibulares, matrículas, na hora de abrir uma conta em uma instituição bancária e de viajar. É um mundo de possibilidades. Por isso é vital a importância deles, isto é, a falta de documentos é uma situação grave”, argumenta a prefeita.

O projeto ‘Meu Primeiro RG’ teve início em janeiro deste ano e até junho já beneficiou mais de 230 alunos quando a ação esteve presente nas escolas municipais Jabes Francisco; José Martins de Almeida; Dr. João Carlos; e João Cordeiro.

Toda uma estrutura com equipes técnicas foi montada para orientar aos alunos sobre a emissão do documento. O projeto, segundo a prefeita Ceci Rocha, terá continuidade para beneficiar o maior número de alunos.

A Secretaria Municipal de Educação tem atuado para organizar um cronograma e encaminhar para o Instituto de Identificação, que será responsável em realizar o agendamento e informar quais os procedimentos para que as escolas sejam comunicadas das próximas etapas do projeto. A ideia, segundo a Educação, é atender 30 alunos por agendamento, que será realizado semanalmente.